Sobre Meirel

Meire Lopes nasceu em São Paulo em 14 de março de 1949. Em maio de 1970 casou-se, com Paulo Barbi, com quem teve 4 filhos.

Em 1978 Meirel inicia-se na pintura sobre telas.   Em 1980 participou do 1º Salão Nacional de Artes Plásticas de São Paulo, com sua primeira obra entitulada "O Vendedor de Laranjas"  que foi premiada com medalha de bronze.

Em 1981 freqüentou a Escola de Música e Artes Plásticas "Maestro Fego Camargo", de Taubaté, aprendendo novas técnicas com artistas já consagrados.

Em 1982 passou a freqüentar novos atelies adquirindo o conhecimento de outras técnicas e o domínio da mistura de cores.

Em 1984 mudou-se para Ubatuba, onde passou a pintar sob a influência das belezas do litoral. Montanhas, praias, pescadores, barcos e a pesca de arrastão, serviram-lhe de inspiração. A mudança para o litoral foi um fator importante para seu crescimento como artista.

Em 1992, a FUNDART de Ubatuba, trouxe para a cidade um curso de Xilogravura, oferecido pelo MAM (Museu de Arte Moderna), ministrado pela artista Peres Sola, de quem ganhou uma bolsa de estudo para freqüentar o curso que o MAM mantém como programação normal.

Meirel Barbi continua vivendo no litoral norte paulista, em Ubatuba, onde continua a criar e a pintar.